quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Considerações sobre o 68º Kouhaku Utagasen


Olá amigos do Enka Mania! Hoje vou falar um pouco sobre o 68º Kouhaku Utagasen. Este evento que sempre marcou a vida, principalmente dos descendentes, que viam suas bachans ou mesmo pais sempre esperando para assistir o evento de final do ano tem perdido cada vez mais audiência. 

Foi registrado em 2017 uma das piores audiências para este show na historia da NHK. Mas o quê está acontecendo? Alguns aspectos devem ser considerados. 

Primeiro, existe uma tendência mundial à redução da audiência para as TVs devido ao fácil acesso de outras mídias como canais de internet, canais pagos, internet, entre muitos outros. Já existem movimentos para que os estudo de audiência inclua estes meios para quantificar mais certeiramente quem está assistindo certos programas. 

Segundo, existe uma mudança de hábito cultural. No Japão, atualmente, com a maior queda da taxa de crescimento populacional e as constantes campanhas contra o excesso de trabalho, mostra um perfil populacional voltado somente ao trabalho, esquecendo da parte cultural. Este assunto vem sendo discutido inclusive por autoridades japonesas que até estão incentivando o povo japonês à descansar e aproveitar mais o tempo com atividades culturais e de entretenimento. 

Terceiro, o show de final de ano Kouhaku Utagasen está se tornando um "Elefante Branco" para a NHK. Nos últimos 10 anos o evento tem se tornado repetitivo e sem grandes perspectivas de renovação. Devido à sua tradição, o evento faz parte do calendário artistico japonês, e em geral alavanca as vendas de cds e dvds dos artistas que se apresentam nele. Por outro lado, o evento em si não tem mais atraído tanto a audiência, perdendo inclusive para programas de esportes como o campeonato de sumô. 

Nos primórdios, o Kouhaku Utagasen trazia para o palco as personalidades que mais foram representativas no ano corrente e a competição entre o Shirogumi e o  Akagumi levava um tom mais sério. Atualmente vemos um show que não empolga, se tornando até mesmo um pouco impessoal. Com a saída de várias celebridades da música tradicional, os antigos telespectadores estão deixando de assistir gradativamente este show. Do total de 45 cantores, apenas 10 representavam o estilo ENKA/KAYO. Falta também dinamismo e interação com o público. Tem momentos que parece que o Kouhaku se torna lento e de repente parece que estão correndo para que termine dentro do horario. 

Neste ano houve diversas homenagens, e duas que chamaram a atenção foram a interpreção da música "Jinsei Ihciro" pela cantora Ichikawa Yukino em homenagem à saudosa Misora Hibari e a segunda homenagem foi a interpretação da canção "Osho" pelo cantor Fukuda Kouhei. O cantor Itsuki Hiroshi trouxe novamente a canção "Yozora" em homenagem ao saudoso compositor e cantor Hirao Masaaki, falecido em 2017. 

Um dos pontos altos do Kouhaku foi a interpretação da canção "Itsude mo Yume wo" por todos os cantores no palco. A canção foi tocada no piano pelo grande cantor e compositor Yoshiki do X Japan. Outro ponto alto foi a apresentação da cantora Amuro Namie que anunciou sua aposentadoria dos palcos em 2017. 

Vamos torcer para que a NHK reaja e consiga reverter este quadro trazendo a alegria e a empolgação que este evento causava nas pessoas quando chegava o final de ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário