terça-feira, 22 de agosto de 2017

USP abre inscrições para cursos gratuitos de japonês e outros idiomas


São Paulo - A Universidade de São Paulo (USP) abre nesta terça-feira (22) inscrições para diversos minicursos de línguas estrangeiras, incluindo japonês, ministrados na Faculdade de Educação.

Os interessados poderão aprender gratuitamente idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano, chinês, japonês, hebraico moderno e latim. 

Os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa, de forma presencial no campus da USP. Os alunos que concluírem recebem certificado emitido pela universidade. 

As inscrições devem ser realizadas até a próxima sexta-feira (25) por meio deste link. No dia 28 de agosto, acontece o sorteio eletrônico que definirá os selecionados aos cursos.

As aulas começam no dia 11 setembro de 2017. Confira aqui o regulamento e outras informações.

Regulamento:

Minicursos de Línguas - CEPEL 

LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS, PROCEDIMENTOS E CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES ANTES DE EFETUAR SUA INSCRIÇÃO. NÃO SERÁ POSSÍVEL EFETUAR ALTERAÇÕES APÓS O ENVIO DA FICHA DE INSCRIÇÃO. 

DAS INSCRIÇÕES: Para tornar-se aluno de um dos minicursos oferecidos em 2017 o interessado deve: 

1. Efetuar sua inscrição no prazo indicado no Calendário de Inscrições. 
2. As inscrições podem ser feitas pela INTERNET no site http://www.paginas.fe.usp.br/minicurso 
3. Não são cobradas taxas de inscrição nem mensalidade. 
4. No ato da inscrição o interessado deve escolher o idioma e o horário de sua preferência entre os oferecidos e inscrever-se APENAS nessa turma. Só será permitida a inscrição em UM minicurso. A duplicidade de inscrições (em duas ou mais turmas da mesma língua estrangeira ou de línguas diferentes) implica o cancelamento automático de todas as inscrições. 
5. O número máximo de vagas por turmas é de 30 (trinta). As vagas são pessoais e intransferíveis. Assim, não é permitido o repasse de vaga de uma pessoa a outra, nem de um idioma a outro após as inscrições e/ou sorteio. 
6. Serão sorteados 20 suplentes para cada turma e serão convocados por e-mail em caso de desistência do titular. 
7. A idade mínima para participação nos minicursos é de 15 (quinze) anos completos no ato da inscrição. 
8. Nas inscrições os interessados deverão preencher o formulário correspondente sem deixar nenhum campo em branco. Os estudantes menores de 18 anos de idade, deverão trazer o termo de autorização impresso e assinado pelo responsável legal. O formulário estará disponível no endereço http://www.paginas.fe.usp.br/minicurso . 
9. Não serão fornecidos os horários de minicursos ou resultados de sorteio por telefone. Essas informações somente estarão disponíveis no site da FEUSP e em cartazes afixados no saguão do Bloco B da FEUSP. 
10. Todas as turmas são de NÍVEL BÁSICO, para INICIANTES. 
11. O formulário de inscrição e os horários dos minicursos a serem oferecidos em 2017 estarão disponíveis na Internet SOMENTE no período de inscrição. 

DO RESULTADO: 
1. O SORTEIO é realizado automaticamente pelo sistema. 
2. Cabe ao interessado verificar se foi sorteado nas listas divulgadas na página da FEUSP e/ou afixadas nos murais da Faculdade de Educação, na data indicada no Calendário de Inscrições. 
3. O resultado do sorteio, das turmas, salas de aula e horário será divulgado na página http://www.paginas.fe.usp.br/minicurso/ ou em mural no prédio da FEUSP, Bloco B, conforme estabelecido no CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES. 
4. O sorteado deverá comparecer na Faculdade de Educação (FEUSP), na sala onde serão as aulas, portando documento de identificação pessoal com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), nos dias indicados no CALENDÁRIO, de acordo com o dia da semana e horário da turma para a qual foi sorteado. Os alunos que não comparecerem para efetivar a matrícula perderão a vaga. 
5. Os cursos regulares acontecerão nas dependências da Faculdade de Educação da USP – Av. da Universidade, 308, Bloco B. 
6. O aluno sorteado não poderá mudar de curso, turma ou horário. 
7. O aluno que faltar na primeira aula será automaticamente excluído. 
8. Para ter certificação é necessário ter frequência mínima de 80%. 
9. Os horários de início e término das aulas devem ser respeitados rigorosamente; atrasos e/ou saídas antecipadas prejudicam o bom andamento das aulas. 
10. As informações sobre material didático são fornecidas pelo professor na primeira aula e cabe ao aluno providenciá-lo. 
11. Ao término do minicurso o aluno terá direito a um certificado, com aproveitamento e frequência, que deverá ser impresso através do site www.fe.usp.br. 
12. Eventuais desistências durante o transcorrer do curso deverão ser formalizadas ao professor em sala de aula. 
13. Em 2017 serão oferecidas turmas com aulas 3 vezes na semana, turmas com aulas 2 vezes por semana, e turmas com aula 1 vez por semana. 

CALENDÁRIO 2017 
• 21 de agosto de 2017: divulgação das turmas e horários. 
• 22 a 25 de agosto de 2017: inscrições pela internet (encerrando-se às 23h59 do dia 25 de setembro de 2017). • 28 de agosto de 2017: sorteio geral por meio eletrônico. 
• 29 de agosto de 2017: divulgação do resultado do sorteio pela internet e em listas impressas, a serem colocadas no saguão do Bloco B da Faculdade de Educação. 
• Efetivação das matrículas: 30 e 31 de agosto e 01 de setembro. o ATENÇÃO: nos dias 30/08, 31/08 e 01/09, A efetivação da matrícula deverá ser realizada no horário e sala da turma para a qual você foi sorteado. Excepcionalmente, os alunos sorteados para o curso de Hebraico deverão efetuar a matrícula no dia 30/08 (quarta-feira), das 18h às 19h, na sala 120. 
• 11 de setembro de 2017: início das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário