domingo, 6 de agosto de 2017

Prayer For Japan! Tufão 05 (Noru) Atravessa o Japão com Forte Intensidade, Deixando Vitimas


O fortíssimo Taifu No. 5, ou “Noru”, que está atualmente com velocidade máxima do vento de 55 metros por segundo (ou 180 km/hora) e com pressão atmosférica de 960 hPa, deve desembarcar nas Ilhas principais do arquipélago japonês e atingir todo o território nipônico, desde Kyushu a Hokkaido entre os dias 5 a 9 de agosto (sábado a quarta-feira).

A grande característica deste Taifu é que ele é muito lento. A sua velocidade de locomoção agora é quase nula e entre os dias 6 e 7, quando deve atingir a região de Tokai, será de apenas 20 km/hora e portanto a probabilidade dele causar grandes estragos e riscos `a população é bastante alta.

Segundo a Agência Nacional de Meteorologia, o Taifu No. 5 deve impactar a região de Tokai e adjacências: as províncias de Mie, Aichi, Gifu e Shizuoka, onde há maior concentração de brasileiros, com maior intensidade entre o meio-dia do dia 7 para a meia-noite dia 8 de agosto.

As regiões de Hiroshima, Shikoku e Osaka devem estar sendo atingidas com maior intensidade entre a noite do dia 6 a cerca de meio dia do dia 7. A população de Fukuoka é que deve tomar os maiores cuidados, já que a província foi atingida cruelmente pelas últimas chuvas intensas e vai voltar a ser impactada por fortes ventos e chuvas.Este Taifu No. 5 está sendo comparado ao Taifu de no. 17 de 1976, que tinha a mesma rota que o atual. Além da rota, outro grande ponto em comum entre os dois Taifus é a lentidão, que faz com que o Taifu permaneça na mesma região durante longo tempo, em um verdadeiro bombardeiro de água e vento.Em 1976, houve regiões em que a precipitação de água acumulada chegou a 600 ml por dia e um total de 900 ml em três dias, causando a morte de 161 pessoas.

Não deixem de estar preparados para a chegada do Taifu, amarrando coisas que possam ser levadas pelo vento, ter várias lanternas com um bom estoque de pilhas, pois a luz pode realmente faltar. É recomendado também fazer compras de mantimentos para alguns dias para deixar estocado.

Quem mora em lugares baixos ou perto de encostas onde possa ocorrer deslizamentos, necessita saber para onde podem se refugiar, se for o caso.Kagoshima - O Tufão Noru está trazendo ventos violentos e fortes chuvas para a província de Kagoshima, no sudoeste de Japão. Duas pessoas morreram e 9 ficaram feridas, informou a NHK.

A Agência Meteorológica informou que o tufão estava a 30 quilômetros a oeste-sudoeste da Ilha de Tanegashima às 7:00 da manhã deste domingo (6).

A previsão é que Noru chegará muito perto da ilha principal de Kyushu durante o dia sem perder a força.

Noru está trazendo ventos de 126 quilômetros por hora perto de seu centro. A cidade de Nakatane, na Ilha de Tanegashima, registrou ventos instantâneos máximos de 124,2 km por hora em torno das 1:40 da manhã.

O lado do Pacífico de Kyushu e o oeste do Japão poderiam receber mais de 80 milímetros por hora de chuva intermitente até a segunda-feira. A parte sul de Kyushu e outra ilha principal de Shikoku podem ter até 600 milímetros de chuva na manhã de segunda-feira. A parte norte de Kyushu poderia ser atingida com 500 milímetros de chuva. As ondas devem chegar a 7 ou 8 metros de altura em várias regiões, que vão desde Kyushu até o centro do Japão.

A Agência Meteorológica alerta sobre deslizamentos de terra, inundações, rios transbodados, ventos violentos, ondas altas e maré alta.

Na cidade de Yakushima, um homem de 67 anos foi declarado morto no sábado depois de cair em sua casa devido aos fortes ventos no dia anterior. Na cidade de Minamitane, na ilha de Tanegashima, um homem de 84 anos foi encontrado flutuando em um porto e declarado morto no sábado. A polícia diz que ele deve ter caído de um cais ao tentar verificar o seu barco.

A Kyushu Electric Power Company diz que pelo menos 11.600 famílias na província de Kagoshima estavam sem eletricidade às 4:00 da manhã do domingo. O tufão também forçou o cancelamento de muitos serviços de transporte em Kyushu.

Segundo a Agência Nacional de Meteorologia, o Taifu no. 5, que já causou a morte de duas pessoas em Kagoshima-ken, está mantendo a sua força, com uma velocidade do vento de 50 ms por segundo (cerca de 180 km/hora) o que é uma força capaz de derrubar postes e virar carros, e está neste momento (meio-dia do dia 6 de agosto) desembarcando no sul da província de Kagoshima.

O governo japonês já tem uma previsão mais acurada da rota do Taifu para os próximos dias. Em relação `as previsões anteriores, o taifu está tendendo a tomar um rumo mais a noroeste, e deve atingir mais intensamente as províncias de Kagoshima, Miyagi e Oita, em Kyushu, toda a Ilha de Shikoku, as províncias de Hiroshima, Tottori, Osaka, Wakayama, Kyoto, Shiga, Mie, Aichi, Gifu, Shizuoka, Toyama, Nagano, Niigata e sair do território japonês para o mar pelo norte.

As províncias da região de Tokai, onde há maior concentração de brasileiros, deve estar sendo impactada com maior intensidade a partir da tardinha do dia 7 de agosto (segunda-feira) até a noite do dia 8 de agosto, quando os ventos já terão diminuído um pouco, para cerca de 35m/segundo ou cerca de 120 km/hora, que é uma velocidade suficiente para levar uma pessoa, se ela não estiver se segurando em algo firme.Apesar de estar prevista uma redução na intensidade do vento, todo cuidado é pouco com este Taifu, cuja característica lenta, tende a causar grandes inundações e deslizamentos.

As chuvas que caíram na Ilha de Amami, Kagoshima-ken, foram de um vulto de 92 ml por hora e 500 ml em 24 horas, o máximo já registrado neste mês na história. Foi dada ordem de evacuação para 9 mil habitantes da Ilha.

Fonte:
http://www.ipc.digital/urgente-o-perigoso-taifu-no-5-desvia-sua-rota-para-noroeste-e-deve-atingir-com-mais-intensidade-mie-aichi-gifu-e-shizuoka-entre-a-tarde-do-dia-7-a-noite-do-dia-8-de-agosto/

http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/70829/Tufao-Noru-deixa-2-mortos-no-sudoeste-do-Japao

Nenhum comentário:

Postar um comentário