sábado, 19 de agosto de 2017

Evento! 17º Melodias Imortais ~Nipponjin no Kokoro no Uta~(SP)


Neste domingo, 20, a partir das 10 horas, o Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, estará recebendo um dos eventos mais tradicionais da comunidade nipo-brasileira. Trata-se do Melodias Imortais – canções que tocam na alma japonesa – que este ano chega a sua 17ª edição com a participação de 73 cantores.

Destaques para os gêmeos Laura e Cauan Yoshinari. Laura, por sinal, foi a campeã da categoria Tibiko “B” do 32º Concurso Brasileiro de Canção Japonesa, realizado pela Abrac (Associação Brasileiro de Canção), em julho, na Associação Cultural Suzanense. Também chama a atenção Amélia Anzai e Mizue Yamaguti, que participam do evento desde a sua primeira edição.

Estarão se apresentando ainda nomes como Sakae Kamiya, Sergio Tanigawa, Pedro Mizutani, Rafael Yasunaga, Satiko Ono, Yukie Kakinoki, Mary Furuguen, Kazuko Kawai, Paula Hirama, Cíntia Anraku, Karen Taira e Edna Nishiya, além de três grupos. No intervalo, haverá participação especial de balé clássico com Giovana Funatsu.

“É um evento que vem sendo mantido graças a participação e colaboração de todos”, diz a apresentadora e membro da Comissão Organizadora, Lúcia Ikawa, lembrando que parte da renda será revertida em prol da Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”, entidade cujo objetivo é prestar assistência social, moral e material às pessoas necessitadas.

Público diferente – Este, talvez, seja o grande “charme” do Melodias Imortais. “É um evento que todos os cantores fazem questão de participar”, explica Lúcia Etsuko Ikawa. Segundo ela, o público que costuma prestigiar o Melodias Imortais também é “diferente” daqueles que frequentam taikais. “Quem vai assistir o Melodias Imortais vai para ouvir e, muitas vezes, para chorar”, explica a apresentadora, acrescentando que este ano o Melodias Imortais será dedicado às canções inesquecíveis da era showa.

E o responsável por fazer o público chegar às lágrimas é o também apresentador Koji Miti, a própria “alma do Melodias Imortais”. Koji Miti, assim como Lúcia Ikawa, se tornou personagem essencial com suas intervenções e explicações. É ele quem tem a missão de pesquisar e transmitir os sentimentos de cada música à platéia, que costuma lotar o Grande Auditório do Bunkyo.

Emoções que ficam ainda mais “à flor da pele” com a exibição de imagens projetadas no telão. “Cada música tem uma peculiaridade e, conforme a letra pede, exibimos imagens no telão”, diz Miti.

Nova geração – Para Lúcia, apesar de todo o clima saudosista, o Melodias também está conquistando um espaço cada vez maior entre os jovens. Não só em termos de público como também entre os cantores. “De uns anos para cá temos notado, sem dúvida, uma procura muito grande de cantores mais jovens”, diz Lúcia Ikawa, lembrando que outro diferencial do Melodias Imortais é o acompanhamento do Grupo The Friends, formado por 15 músicos sob o comando do professor Tadao Ebihara.

O Melodias Imortais é uma realização do Grupo The Friends com apoio da Fundação Kunito Miyasaka, Bistrô Kazu (que estará atendendo o público com deliciosos obentôs) e Cris Metal.

Fonte: http://www.portalnikkei.com.br/musica-17o-melodias-imortais-reunira-mais-de-70-cantores-no-bunkyo/#.WZTxBLPjjIk.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário