quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Evento! 15º Okinawa Festival (SP)



A comunidade nikkei – em especial a okinawana – e os moradores da zona Leste de São Paulo, já estão em contagem regressiva para um dos eventos mais aguardados do ano. Trata-se do Okinawa Festival, que este ano chega a sua 15ª edição nos dias 19 e 20 de agosto, no Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester. O evento reúne o melhor da cultura okinawana. Danças típicas (com a participação das maiores academias de dança folclórica okinawana do país), mais de 600 tocadores de taiko (com destaque para os grupos Requios Gueinou Doukoukai Eisa Taiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que costumam lançar suas novas coreografias no festival) e mais de 400 atletas de karatê – em especial das academias comandadas pelos senseis Flavio Vicente de Souza e Yasunori Yonamine. No total, serão mais de 2 mil pessoas envolvidas, entre artistas e atletas.

Destaque ainda para a preocupação social da Comissão Organizadora, que este ano é coordenada por Mauro Kiyoshi Yonamine. O evento é gratuito, mas solicita-se a contribuição de um quilo de alimento não perecível que serão doadas para 11 entidades assistenciais, entre elas o Centro de Ação Social Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (unidade Amami), Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê”, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono e Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi-no-Sono. Também serão beneficiadas: Lar da Infância de Nice, Lar Mãos Estendidas, Casa da Infância Clara Nunes, São Sebastião Pro + Vida, La r da Criança Ninho de Paz, Benção de Paz, Associação Beneficente Lar dos Idosos de Miracatu e Futurong – Ação Social Cultural.

Layout – Segundo Takeyoshi Teruya, presidente da Associação Okinawa Vila Carrão, associação responsável pela realização do Okinawa Festival – em conjunto com a Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil – no ano passado foram arrecadados cerca de 15 toneladas de produtos. Para este ano, a expectativa é pelo menos repetir esse número pois são aguardados mais de 10 mil visitantes nos dois dias de programação.

Apesar de ser o primeiro ano como coordenador da Comissão Organizadora, Mauro Yonamine explica que já está familiarizado com a estrutrura do evento. “Não teremos problemas porque sempre estive na retaguarda e, além disso, contamos com uma equipe bem entrosada”, conta Yonamine.

De acordo com o membro da Comissão, Terio Uehara, outra preocupação é sempre estar aprimorando e aperfeiçoando não só a programação como também a própria estrutura com o intuito de oferecer conforto, comodidade e segurança aos visitantes. “No ano passado, tivemos uma primeira experiência com o novo layout, usando também o campo para as apresentações de taiko e artes marciais”, lembra Tério, explicando que a mudança ocorreu por conta da instalação da grama sintética no campo principal. Assim, o palco principal e as barracas de alimentação ganharam uma nova disposição.

Gastronomia – Na gastronomia, aliás, serão mais de 100 barracas de alimentação oferecendo uma grande variedade de pratos típicos da província de Okinawa como o Okinawa Sobá, hijá nu shiru (sopa de cabrito), ashitebiti (joelho de porco) e o famoso saatá andagui (bolinho de chuva), além da culinária de outras províncias e também comidas brasileiras.

Integração que, aliás, pode ser visto também no público. Criado com o objetivo de agradecer a sociedade brasileira, em especial os moradores da zona Leste, pela acolhida dada aos primeiros imigrantes, o Okinawa Festival ultrapassou fronteiras. “A região é a que concentra o maior número de okinawanos no Brasil e com o Okinawa Festival pretendemos retribuir levando entrenimento e cultura à comunidade local”, contam os organizadores, que solicitam aos visitantes que optem pelo transporte coletivo – há linhas regulares de ônibus saindo da estação Carrão do metrô

Fonte: http://www.portalnikkei.com.br/comunidade-okinawa-festival-retribui-acolhida-aos-primeiros-imigrantes-japoneses-na-zona-leste-de-sao-paulo/

Eu, Ricardo Nakase, terei a alegria de me apresentar em mais uma edição deste maravilhoso evento no dia 20/08 às 13:05h. Te espero lá!

15º Okinawa Festival
Quando: Dias 19 e 20 de agosto. Sábado, das 11 às 21h e domingo, das 11 às 20h
Onde: CEE Vicente Ítalo Feola (Praça Haroldo Daltro, s/nº – Vila Manchester)
Entrada franca (pede-se a contribuição com 1 kg de alimento nãom perecível)
Informações: www.okinawafestival.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário