domingo, 13 de agosto de 2017

Especial Dia dos Pais!



Olá amigos do Enka Mania! Hoje faremos uma singela homenagem ao dia dos pais. 

O Dia dos Pais foi criado para homenagear e agradecer aos pais por sua dedicação total aos filhos, fortalecendo os laços familiares e incentivando demonstrações de carinho. Com o passar dos anos, novas configurações familiares passaram a ser aceitas pela sociedade, e hoje também são homenageados padrastos, avós e outras figuras masculinas presentes nas famílias.

Existem várias histórias sobre a origem do Dia dos Pais. O primeiro registro de que se tem notícia é um cartão de argila esculpido há cerca de 4.000 anos na Babilônia, em que um homem chamado Elmesu deseja a seu pai saúde, sorte e muitos anos de vida.

A versão mais aceita sobre o surgimento da data comemorativa moderna é a que atribui sua criação à americana Sonora Louise Smart em homenagem a seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil. A mãe de Sonora faleceu ao dar à luz seu sexto filho, e William teve que criar e educar os seis filhos apenas com sua ajuda (na época, ela tinha 16 anos).

Já adulta, sua admiração pelo pai só crescia, pois ele ainda conseguia superar sozinho todas as dificuldades que surgiam em sua vida. Sonora decidiu criar a data quando começou a se popularizar o Dia das Mães, idealizado pela americana Anna Jarvis em 1907.

Com o apoio de entidades cristãs, em 1910 ela organizou a primeira celebração do Dia dos Pais na cidade de Spokane (Washington), onde a família morava. A data escolhida foi 19 de junho, aniversário de William Smart. O símbolo escolhido para o evento foram as rosas – vermelhas para os pais vivos e brancas para os falecidos.

A comemoração espalhou-se por todo o estado de Washington e pelo resto dos Estados Unidos, até que em 1966 o presidente Lyndon Johnson declarou que o terceiro domingo do mês de junho seria dedicado aos pais. A data foi oficializada como uma comemoração permanente pelo presidente Richard Nixon em 1972. Depois, foi instituída em vários países do mundo, alguns no terceiro domingo de junho, outros em 19 de março (Dia de São José), ou em diversas outras datas.

No Brasil, a primeira comemoração foi em 14 de agosto de 1953 (Dia de São Joaquim, padroeiro da família), por sugestão do publicitário Sylvio Bhering. Nessa data, foi realizado um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais velho e o que tivesse o maior número de filhos. Foram premiados um pai de 16 anos, um de 98 e um com 31 filhos.

Posteriormente, a data foi transferida para agosto, mês tradicionalmente fraco para o comércio.

Para comemorarmos esta data, nada melhor do que algumas canções que homenageiam esta pessoa tão importante. A primeira canção é o "Tsugaru Heiya" do cantor Yoshi Ikuzo. A canção relata a historia do pai que viaja à trabalho e a espera do filho pelo retorno do pai. A segunda canção é o "Tousan no Uta" da cantora Nagayama Yoko, que relata momentos do dia a dia com o pai. A terceira canção é a "Satoukibi Batake" da cantora Moriyama Ryoko, que relata a partida a morte do pai durante a Segunda Guerra Mundial. 

Fonte: http://www.diasferiados.com.br/dia-dos-pais.php

Yoshi Ikuzo - Tsugaru Heya

Nagayama Yoko - Tousan no Uta

Moriyama Ryoko - Satoukibi Batake

Nenhum comentário:

Postar um comentário