segunda-feira, 2 de maio de 2011

Evento! 6ª Nikkey Matsuri ZN SP



O Nikkey Matsuri é um evento que tem como proposta apresentar e envolver os participantes com a cultura japonesa em meio a variadas atividades, tais como oficinas de origami, mangá, cerimônia do chá, ikebana (arranjos florais), e shodô (caligrafia japonesa). Como todos os anos, estão previstas atrações voltadas para todas as idades e gostos. Dentro da programação artística, estão previstas apresentações de taikô (tambores japoneses), danças típicas, teatro e musicais com as participações de grandes interpretes da comunidade como Joe Hirata, Karen Ito entre outros. Uma das maiores atrações do festival é a praça de alimentação, com pratos típicos do Japão.

O Festival Nikkey Matsuri, organizado por 11 associações nipo-brasileiras e quatro entidades beneficentes, é uma realidade que se consolida ano a ano na Zona Norte da Capital e muito aguardada pelo público que aprecia a cultura japonesa. Neste ano, o tradicional evento, que está na sexta edição, será realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Clube Escola Jardim São Paulo, ao lado da estação do Metrô.

A Comissão Organizadora, que neste ano é presidida por Yoshio Imaizumi, como nos anos anteriores, está empenhada em ampliar e melhorar o espaço e a programação com muitas atrações como shows, teatro, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses), grandes intérpretes da comunidade, exposições, workshops e ícones da cultura japonesa como origamikirigamishodô e cerimônia do chá.Segundo Yoshio, o Nikkey Matsuri tem o objetivo de servir como escola de lideranças, pois atualmente é difícil entidades como as integrantes da comissão organizadora realizarem um evento tão significativo de forma independente. "O Nikkey Matsuri é uma oportunidade para que as lideranças jovens e os membros organizadores dessas entidades possam aprender a realizar um evento dessa magnitude", diz. A participação dos jovens das entidades promotoras tem sido muito decisiva para o sucesso do evento.

O projeto Nikkey Matsuri nasceu durante os preparativos para os festejos do Centenário da Imigração, quando Yoshio Imaizumi, que participava da comissão dos festejos, observou que  a Zona Norte, que reúne uma das maiores e mais participativa comunidade nikkei da Capital, apesar desse potencial, não dispunha de nenhum evento de grande porte destinado à cultura japonesa. Com apoios do vereador Ushitaro Kamia, que tem destinado emendas parlamentares desde o primeiro evento, da Prefeitura de São Paulo na cessão da infraestrutura, do dirigente e empresário Toshiaki Tamae, presidente-executivo da Liga Nipo-brasileira de Futsal, da diretoria da Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, e a participação de dirigentes das associações nikkeis da zona Norte, o primeiro Festival Nikkey Matsuri foi um sucesso e vem anotando  melhorias significativas a cada ano.

O Nikkei Matsuri caracteriza-se por ser focado somente em cultura japonesa,  nas manifestações culturais da comunidade. O evento, que tem entrada gratuita, conta com  excelente praça de alimentação, exclusiva para as entidades promotoras, onde é possível acompanhar o trabalho de voluntários das entidades,preparando quitutes e iguarias da culinária japonesa do jeitinho que é feito nas festas comemorativas das comunidades. 

6º Nikkey Matsuri

Quando: 14 e 15 de maio de 2011
Onde: Clube Escola Jardim São Paulo – Rua Parque Domingos Luís, s/nº – no Jardim São Paulo, ao lado da estação Jardim São Paulo do Metrô – São Paulo (SP)
Quanto: Entrada gratuita

Confira os dados do evento:

SERVIÇO

Entidades promotoras
Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Casa Verde, Associação Cultural e Agrícola Cachoeira, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, UCEG - União Cultural Esportiva Guarulhense, Escola Bicultural Hei Sei, Seinen Nikkey, Kibo no Iê, Yassuragui Home, Kodomo no Sono e Ikoi no Sono

Apoio
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer 
SPTuris - São Paulo Turismo
Metrô São Paulo
Clube Escola Jardim São Paulo
TV Minuto

Mais informações do Festival Nikkey Matsuri podem ser obtidas no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário