segunda-feira, 30 de agosto de 2010

REPORTAGEM! KARAOKE ~PARTE 01~

Inventado no Japão quase que por acaso, o karaoke foi  inventado por Daisuke Inoue, nascido em maio de 1940 em Osaka, que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em KOBE (e recebeu em 2004 o prêmio igNOBEL da Paz). Infelizmente ele não patenteou a sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e cds foram logo copiados pela indústria de intretenimento. Daisuke praticamente não ganhou nada pela sua invenção que é agora mundialmente famosa.

Mais que uma forma de lazer, o karaoke é quase um item obrigatório na vida da sociedade japonesa. Os bares de karaoke são aklguns dos locais preferidos dos nipônicos para festejar um aniversário, encontrar os amigos ou fazer um happy hour.

A popularidade do karaoke é tão grande que ele é a quarta diversão preferida dos nipônicos, de acordo com uma pesquisa realizada em 2002 pelo Centro de Desenvolvimento do Lazer, órgfão vinculado ao governo japonês. Em 2001, um levantamento indicou que o número de adeptos de karaokê no Japão está estimado em 48 milhões d epsssoas, ou seja, mais de um terço da população do país, 127,3 milhões de habitantes, adora cantar.

No Brasil, o karaoke é um velho conhecido da comunidade nipo-brasileira, que organiza concursos conheciodos como Taikais. Como torneio de música é coisa séria entre os descendendtes, não foi dificil o surgimento de talentos que extrapolam os campeonatos no Brasil e no Japão e agora afzem sucesso em shows e programas de TV. Participantes de campeonatos de karaoke, os irmãos Melissa e Marcus Manako ganharam notoriedade nacional no programa Raul Gil, da rede Record, e hoje fazem shows pelo Brasil. Na mesma trilha, segue o cantorJoe Hirata, vencedor do NHK Grand Champion Tai Kai, o mais importante concurso japonês. Outro grande nome que representou o Brasil no Japão foi Karen Ito, que está completando 20 anos de carreira artística em 2010. Em breve, outro grande representante do Braisil irá para o Japão, o nome dele é Nobuhiro Hirata, o grande campeão do Concurso brasileiro de Karaoke no ano de 2010.


Mas a mania que conquistou os japoneses não se restringe somente aos nikkeis. Com a popularização do videokê, cantar se tornou uma opção divertida para que os brasileiros soltem a voz e, pelo menos por alguns minutos, se sintam estrelas, exatamente como acontece no Japão.

Nas próximas postagens exploraremos um pouco mais este facinante mundo dos karaokes aqui no Brasil.

sábado, 28 de agosto de 2010

LANÇAMENTO! Kozai Kaori - Haru Kaguerou

Confiram o último lançamento da cantora Kozai Kaori, uma das princesas do enka, com a música "Haru Kaguerou", lançado em Maio de 2010.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENKA ! Itsuki Hiroshi 45 anos de Carreira!

Itsuki Hiroshi. Nascido em Fukuoka-ken em março de 1948, é um dos maiores cantores da música enka do Japão atualmente. Ele é considerado o "Roberto Carlos" do Japão. Frequente na mídia japonesa, ele comemorou no ano de 2009 45 anos de carreira artistica. Compositor, cantor, ator, empresário... esses são apenas alguns de seus atributos.

Em 1965, debutou na carreira musical com o nome de "Masaru Matsuyama". Em 1967 mudou seu nome artistico para "Eiichi Ichiro" e em 1969 para "Ken Mitani".Em 1971, passou a se chamar Itsuki Hiroshi. No mesmo ano alcançou o topo das paradas musicais com a música "Yokohama Tasogare".

Em 1971 foi também a sua estréia no programa Kohaku Utagasen da TV NHK. Hoje ele já contabiliza 39 aparições neste show e sempre é um dos cantores mais esperados.
Na área empresarial, ele tem como alguns de seus lançamentos os cantores Matsubara Takeshie a cantora Maeda Yuki.

Este cantor de múltiplos talentos já lançous mais de 100 titulos de sucessos além de regravar várias músicas de outros cantores e até mesmo em outros estilos como J POP e Folk.

Já fez parcerias com cantores como Horiuchi Takao, Ogura Key, Suguimoto Masato entre outros grandes nomes e também já gravou vários duetos com cantoras como Kinomi Nana(música Izakaya) e Nakamura Mitsuko (Naniwa Monogatari).

O cantor Itsuki Hiroshi já esteve no Brasil e na oportunidade regravou a música "Amigo" do cantor brasileiro "Roberto Carlos" tanto na lingua japonesa como na lingua portuguesa.

No ano de 2009, o cantor realizou um show comemorativo pelos seus 45 anos de carreira onde interpretou grandes sucessos antigos e atuais de sua carreira e inclusive performances de musicas internacionais.

Em homenagem, confiram o vídeo da música que lançou o cantor nas paradas de sucessos, a música "Yokohama Tasogare".

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ENKA ! Tanimura Shinji with Kayama Yuzo - SARAI

Confiram uma das mais belas músicas japonesas. Esta música composta pelos cantores Kayama Yuzo e Tanimura Shinji em 1992, atravessa o tempo e sempre é lembrado nos grandes shows musicais do Japão.

domingo, 22 de agosto de 2010

Evento! Nipponjin no Kokoro no Uta em SP

No último dia 15 de agosto ocorreu no Grande Auditório do Bunkyo de São Paulo mais uma edição do show Nipponjin no Kokoro no Uta. Este evento contou com a apresentação de 55 cantores da colônia japonesa do Brasil. Com o auditório lotado, as interpretações emocionaram muitas pessoas. Como parte das comemorações dos 65 anos do término da 2ª Guerra Mundial, muitas das músicas remeteram ao período da Era Showa levando muitos dos expectadores a relembrar esse período tão dificil. O encerramento do show foi com a eterna música "Kawano Nagareno Youni" da rainha do Enka Misora HIbari, na belíssima interpretação da cantora Sanae Imamura de São Paulo. Quem não pode assistir ao vivo, pode encomendar o DVD do show através da redação do jornal Nikkey Shinbun.



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ENKA! Hikawa Kiyoshi 10 anos de Carreira


Natural de Fukuoka, nasceu em 06 de setembro de 1977. Estreou em 2000 com o Hit "Hakone Hachiri no Hanjirou". Hoje ele é considerado o príncipe da música enka no Japão. Este jovem cantor reviveu o estilo enka gravando grandes sucessos da era Showa em seus albuns e mini albuns. Adorado por pessoas de todas as idades, a sua simpatia e seu jeito de "menino tímido" encantam a qualquer um. Todos os singles que ele lança se tornam sucessos imeditamente e o seu show é um dos mais concorridos do Japão. Sempre com roupas extravagantes, ele mescla o estilo fashion com uma voz forte interpretando músicas de cantores como Mihashi Michiya, Misora Hibari, Murata Hideo, Minami Haruo, entre outros.Confiram uma pequena entrevista do cantor comentando a comemoração dos seus 10 anos de carreira e em seguida um outro vídeo com o seu primeiro sucesso, "Hakone Hachiri no Hanjirou", apresentado no show Kohaku Utagassen da TV NHK no ano de seu lançamento na carreira profissional. Na sequência, confiram um pouco do sucesso desse cantor tão adorado no Japão através de um video feito para a introdução do seu DVD comemorativo dos seus 10 anos de carreira.







quinta-feira, 19 de agosto de 2010

LANÇAMENTO! Sakuramaya - Nora Neko Sandogasa

Esta garotinha é considerada um ícone na TV japonesa. Começou sua carreira aos 10 anos de idade e vem fazendo enorme sucesso principalmente no público mais velho. Cantora de músicas no estilo ENKA, já lançou 03 singles que não saem das paradas de sucesso.  Nascida em Hokkaido, ela aparece frequentemente na mídia tanto em musicais quanto em programas de auditorio. Confiram dois vídeos dessa pequena prodígio!!



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

EVENTO! 19ª EXPO AFLORD ARUJÁ



Ocorre mais uma vez no município de Arujá a Expo Aflord. Trata-se de um evento onde vc encontra comidas típicas, venda de flores, exposição de flores e várias atrações japonesas, inclusive shows musicais. Contam também com o apoio da rádio Nikkei que estará presente no evento.

O evento ocorrerá nos dias 21/22/28/29 de agosto e 04/05/06/07 de setembro na Av. Pl. do Brasil, KM 4,5, Arujá

Mais informações pelo site www.expoaflord.com.br




terça-feira, 17 de agosto de 2010

Homenagem! 70 ANOS DE CARREIRA DA CANTORA FUTABA YURIKO


Esta é uma pequena homenagem à uma das maiores cantoras da música enka do Japão. Confiram este vídeo onde a cantora Futaba Yuriko interpreta o seu maior sucesso "Ganpeki no Haha".

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ENKA! Suguimoto Masato - Waremokou


Waremokou é um tipo de flor que nasce pelas estradas e campos do Japão. Esta música tem um sentimento muito forte, pois conta a história de vida do próprio cantor. Suguimoto Masato é cantor e compositor e dentro de seus grandes sucessos podemos citar canções como Sushiyade... da Asami Chiyuki, Kamome no Machi da cantora Chiaki Naomi, Besame Mucho da cantora Key Unsko, Nakahenwa da Tendo Yoshimi, Akai Hana do cantor Itsuki Hiroshi entre outros grandes clássicos da música japonesa. Particularmente eu amo essa música e quando eu o interpreto nos concursos chego a ficar emocionado, tamanha a carga de sentimentos envolvidos na melodia.  A letra conta a história do filho que se arrepende de não ter dado atenção à mãe enquanto ela estava viva sempre por trabalhar demais. Espero que gostem! Esta foi uma apresentação em um dos últimos Kohaku Utagassen da TV NHK.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DIVULGAÇÃO! Seletiva para o XVII Concurso Paulista da Canção Japonesa


 SELETIVA PARA O XVII CONCURSO PAULISTA DA CANÇÃO JAPONESA


Seletiva para o Paulistão 2011, das Regionais ABCD, Centro, Leste, Norte, Oeste, Sul I e Sul II.

Data: 07 de setembro de 2010
Início: 9 horas
Local: Shizuoka Kenjin Kai
            Rua Vergueiro, 193
            Liberdade - São Paulo  -  SP

Contato com os respectivos representantes regionais ou com Marcia, na UPK, pelos telefones (11)3191-0403 e (11)9991 4123





No proximo dia 07 de setembro haverá em São Paulo mais uma seletiva para o concurso paulista da canção japonesa, mais conhecido como Paulistão. Este é um dos maiores concursos de música japonesa fora do Japão. Reunem-se mais de 400 cantores em categorias divididas por idade para definir os melhores intérpretes da m´suica japonesa no Estado de São Paulo. Quem tiver interesse em participar é necessário ou entrar em contato diretamente com a UPK (UNIÃO PAULISTA DE KARAOKE) ou buscar informações em algum KAIKAN ou Regional participante do concurso.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ENKA ! Homenagem aos 65 anos do término da 2ª Guerra

Em 6 de agosto, 55 mil pessoas participaram da cerimônia no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, que marcou o aniversário de 65 anos do lançamento da bomba atômica sobre a cidade. Pela primeira vez, um secretário-geral da ONU presenciou o evento.
Setenta países enviaram representantes, incluindo França, Estados Unidos e Grã-Bretanha, inimigos do Japão durante a Grande Guerra, que tiveram autoridades presentes à cerimônia de Hiroshima pela primeira vez.
A bomba liberada sobre Hiroshima pelos Estados Unidos, em 6 de agosto de 1945, deixou 140 mil mortos instantaneamente ou nos dias que se seguiram ao ataque. Depois do evento, o Japão anunciou sua rendição na Segunda Guerra.
Neste ano de 2010, após 65 anos do término da 2ª Guerra Mundia, não podemos nos esquecer o quanto o ser humano pode ser horrivel em suas ações.

Em comemoração aos 65 anos do fim da Guerra, segue um trecho do musical "Ikoku no Oka", estreado em 2001 em Tokyo. Este musical mostra um pouco do sofrimento dos soldados japoneses na Sibéria próximo ao fim da Guerra. E segue também o video da música "Douki no Sakura". Esta música cantada no estilo "Gunka" (Estilo originado durante a Guerra, é um tipo de marcha onde as letras tentam encorajar o soldado ou tenta consolá-lo sobre as situações daquele momento tão dificil) mostra algumas cenas daquela época. Espero que gostem!



DIVULGAÇÃO!! BLOG AGE OF ASIA


Atenção!! Para os amantes da cultura japonesa, disponibilizo o link de mais um blog onde vc encontra diversos temas ligados à filmes, desenhos e cultura oriental em geral!!
Espero que gostem!!

http://ageofasia.blogspot.com/

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ENKA! Cheuni - Hirenka


Assistam à uma bela interpretação desta cantora que vem conquistando espaço na midia japonesa nos últimos anos. Nascida na Korea, possui uma voz aveludada cheia de sentimento. Parceira da cantora Kadokura Yuki em vários shows realizados pelo Japão, está fazendo sucesso com músicas no estilo romântico como "NARITA Hatsu" e "Garasu no Tokyo Town". Nascida em agosto de 1964, esta jovem cantora nos traz belas interpretações. Confiram neste video a música HIRENKA, gravada em maio de 2009, e que tem aparecido em vários eventos de música japonesa aqui do Brasil.

sábado, 7 de agosto de 2010

ENKA! Mori Shinichi - Sorewa Koi

Mori Shinichi - Um dos maiores expoentes da música enka do Japão, nasceu no distrito de Yamanashi em novembro de 1947. Em 1965 venceu um dos mais importantes cocnursos da tv japonesa e em 1966 teve seu debut na carreira musical com a canção "Onna no Tameiki! composto pelo ilustre professor Inomata Kosho. Em 1968 teve a sua primeira participação no disputado programa Kohaku Uatagasen da tv NHK com a música "Hana to Chyo". A música de maior repercusão do cantor, "Ofukurosan", foi lançado em 1971 e se tornou um dos maiores clássicos da música enka. Além de seus grandes sucessos no estilo mais tradicional, ele vêm inovando em seus lançamentos, fazendo parcerias com alguns cantores do estilo J POP, como Sharan Q e o cantor e compositor Nagabushi Tsuyoshi. Com 45 anos de carreira e 41 participações no show Kohaku Utagasen, ele traz em sua bagagem musical títulos como "Fuyu no Riviera", "Sorewa Koi", "Kita no Hotaru" e "Erimo Misaki". Confiram umas das mais belas apresentações do cantor feita no ano de 2001 no 52ª Kohaku Utagasen da música "Sorewa Koi"!!


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lançamento! Takeshima Hiroshi - Kono Mio Naguete

Takeshima Hiroshi - Nascido em agosto de 1978, este jovem cantor está fazendo grande sucesso atualmente no Japão. Seu primeiro single "Iimonda Iimonda" foi lançado em julho de 2002. Com 08 anos de carreira, já lançou 11 singles, incluindo um single lançado em conjunto com os cantores Yamauchi Keisuke e Kitagawa Daisuke, formando o trio Ikemen 3, música já postado aqui no blog. Confiram uma pequena entrevista onde ele divulga o seu último lançamento, o single "Kono Mio Naguete" e o video onde o cantor interpreta a música título do single. Espero que gostem desse cantor que promete uma carreira promissora no estilo enka mais romântico.



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Natsumero! Mihashi Michiya - Kojyo


Mihashi Michiya -  Nascido em novembro de 1930 em Hokkaido, foi um dos maiores cantores da música enka da era Showa. Contemporâneo dos cantores Murata Hideo e Kasuga Hachiro, ficou famoso pela suas interpretações tanto no estilo enka como no estilo minyo. Gravou durante sua carreira cerca de 2.500 músicas e alcançou em 1983 a marca histórica de 100 milhões de cópias vendidas de seus LPs. Ele venceu seu primeiro concurso de minyo aos 11 anos de idade em Hokkaido e em 1954 teve seu debut com a música "Sake no Nigasayo". Em 1955 fez muito sucesso com a canção "Onna Sendou Uta" que se tornou um dos maiores clássicos da música japonesa. Intérprete de grandes sucessos como "Kojyo", "Ringo Murakara", "Aishyu Resshya" e "Hoshikuzo no Machi", ele fez história na cultura japonesa durante os seus 42 anos de carreira. Foi também professor do cantor Hossokawa Takashi que até hoje está nas paradas de sucessos da música Enka no Japão. Mihashi Michiya faleceu em 1996 em Osaka por falência múltipla dos órgãos aos 65 anos de idade. Apesar de sua partida prematura, deixou grande contribuição para a cultura japonesa e grandes sucessos que exprimem seu talento e sua poesia.

Confiram um vídeo gravado em 1973 onde ele interpreta a música "Kojou".


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lançamento! Miyama Hiroshi - Yoi Machi Sakaba

Confiram o último lançamento do cantor Miyama Hiroshi. Ele é uma das revelações da múscica enka na atualidade. Este single foi lançado em junho de 2010 e além da música Yoi Machi Sakaba que está no TOP 20 da ORICON no mês de julho, acompanha também a música Sasurai Minato Machi.

domingo, 1 de agosto de 2010

Evento! Misora Hibari Charity Film Concert

Para os fãs da cantora Misora Hibari, nos prósimos dias 11 e 22 de Agosto, no Grande Auditório do Bunkyo de São Paulo, haverá um evento comemorando os 55 anos de fundação do Bunkyo, 40 anos da apresentação da cantora Misora Hibari no Brasil e lembrando os 23 anos do falecimento de uma das maiores cantoras do Japão.
A entrada é franca, mas a comição organizadora solcita uma doação de 1 kg de alimento não perecível.

Local: Grande Auditório do Bunkyo de São Paulo
R São Joaquim, 381, Liberdade, sp